Eu tenho ciúme, e agora?


-->




Estava refletindo sobre ciúme ...e noooossa, tenho sido psicóloga de vários amigos(as) em relação a isso.

É complicado ter que dar conselhos a respeito de algo que você não passou exatamente.


Não vou mentir dizendo que não tenho ciúme, mas garanto que é bem menos que a maioria de meus amigos(as) ...


De todos os relacionamentos que tive aprendi que quando alguém é pra fazer parte de sua vida, fará. Quando não, não adianta mentir, tentar prender, manipular, porque mais cedo ou mais tarde o tchau será inevitável.


Esqueça terminantemente a expressão: ‘’ciúme é o tempero do amor’’, isso não condiz com a realidade.


Mulheres existem vários tipos, assim como homens, veja:

- existe aquela que odeia quem pega no pé, liga toda hora, não desgruda.


- já existe aquela, que adora ser paparicada, aceita bem o fato de receber várias ligações, e gosta de ficar perto acima do limite aceitável.


- existe a mulher meio termo, acho que estou enquadrada exatamente aí, gosto de ser paparicada, mas pelo amor de Deus não me ligue toda hora.  E distância é necessária em certos momentos.


- os homens simplifico em dois tipos facilmente: os que gostam de agradar e são assistentes, e os que não gostam muito de relacionamentos 24h, (aqueles nos quais as duas pessoas não se desgrudam quase que em hora nenhuma) não são muito românticos e nem por isso não amam.

Na realidade nós temos que observar quem está ao nosso lado. E isso faça sempre da primeira vez ou nos primeiros encontros, porque a personalidade da pessoa geralmente não muda.


Se seu namorado(a) costuma esquecer datas ou nunca costuma esquecê-las e por isso cobra  o mesmo de você, ele(a) não mudará. Ou se seu(ua) namorado(a) costuma não ligar muito em seu celular e vice-versa, não espere milagres, conforme-se e aceite a realidade.


A vida da gente é realmente para ser descomplicada, quem complica somos nós mesmos.


O apego que você acaba criando à pessoa que gosta pode ser prejudicial ou não, da mesma forma que o apego que seu companheiro(a) tem a você.


Se sua namorada quer sair com as amigas para fazer compras, ir ao cinema, ou fazer um clube da Luluzinha, deixe.  Afinal, mulheres conversam coisas de mulheres, e um homem nunca irá entender as tendências da moda, a TPM da amiga da namorada ... logo, desencane.


Se seu namorado quer ir jogar futebol, assistir o time jogando, beber com os amigos, deixe. Num ambiente 100% masculino, além de não caber uma opinião feminina devido as conversas serem um tanto estranhas a nós mulheres, não cai bem pra uma mulher estar rodeada de homens, fica claramente chato.


UFA!!!Todos temos o direito de respirar.


Confiança é talvez uma das palavras-chave pra um relacionamento dar certo, sem ela nada vinga e pior, tudo tende a acabar mal.


Se seu(ua) namorado(a) tem que viajar e você não pode acompanhá-lo(la), certamente isso será ruim, óbvio, quem quer ver seu(ua) parceiro por aí viajando sozinho(a)?


Mas, pare e pense. O que ele(a) está com vontade de fazer ou o que ele(a) faz, fará sempre, independentemente de estar perto ou longe, independentemente de você ligar ou não ligar, de você monitorar ou não. O que se quer fazer de verdade, você sempre arruma tempo e desculpa, seja  esta plausível ou mesmo descarada.


Acredite: quando você menos desconfia está acontecendo e quando você mais faz escândalo, nada ele(a) pode ter feito.


É triste que ainda em nossa cultura a mulher tenha que aceitar traição  e o homem não, mas com o tempo vejo esse fato mudar.


Vejo que as pessoas estão se respeitando mais e que as que não querem se respeitar estão cada vez mais achando normal o comportamento aberto delas, mas cada um escolhe a maneira que quer viver.


De tudo isto que relatei, o que mais tenho encontrado dificuldade para dizer aos meus amigos e amigas é:


- não ligue.


- não tenha ciúme doentio.


- confie em seu parceiro.


- o que é seu, ninguém tira.


É incrível como as pessoas fantasiam até os detalhes quando estão com ciúme. Fico espantada ao ver como elas sofrem com isso e, às vezes, até chegam a transformar esse ciúme numa doença que pode desencadear sérias consequências.


Eu sei que é difícil você ter um celular ao lado e não poder ligar sempre, da mesma forma que é chato você saber que seu parceiro dispõe do mesmo celular e não te liga quase nunca.


As pessoas por serem diferentes umas das outras, amam diferente.


Não espere que as atitudes tomadas por você também devam ser seguidas ao pé da letra por quem você ama.  Isso seria perfeito na prática, mas é impossível.


Não brigue com alguém só porque ele(a) não compartilha da mesma opinião que você. Nem sempre o que te afetar ou parecer bizarro irá causar o mesmo efeito nele(a) e vice-versa (experiência própria).


Seja você em todas as circunstâncias, não finja ser quem não é. Um dia você não aguentará mais e garanto que o papelão será desolador.


Não existem príncipes nem princesas na vida real. Ninguém é perfeito como num conto de fadas, o máximo que pode acontecer é seu relacionamento realmente durar para sempre.


Quando alguém te ama verdadeiramente, você sente e é feliz.Quando isso não acontecer, não insista, parta para outra o mais rápido possível, quanto mais o tempo passar, mas será difícil para você lidar com a situação.


Aprenda seus limites e os da pessoa que gosta, o seu direito começa quando o dela termina.


A vida é curta, não desperdice seu tempo com brigas e coisas que não valham a pena.


Confie, controle-se, ame, respeite, viva, faça e seja alguém feliz.


6 rabiscos:

  1. Denielly, é por aí mesmo.
    O que tem de ser será, por que não relaxar e curtir mais sem encanação.
    Gostei do seu blog.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Desaprovo este tipo de "ciúme", pois torna a pessoa escrava, prisioneira de seu própio sentimento dentio. Tira a paz, mata a confiança, creio em um relacionamento embasado na verdade, confiança, sinceridade; não exixte relacionamento propiamente sem exercermos essas três decisões como costumo chamar.

    Um forte abraço e parabéns pela excelente artigo.

    Jacson.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Também escrevi um artigo sobre ciumes em meu blog, gostaria que você lesse assim que puder. Seu estilo de escrita é bem parecido com o meu, embora eu tente resumir o máximo para que as pessoas não fiquem assustadas com a barra de rolagem e desistam de ler antes de chegar ao final rsrs.
    Compartilhamos das mesmas opiniões!

    Abraços
    Leonardo B. Arnaud
    http://paqueraintenet.com.br

    ResponderExcluir
  4. Deni, sua postagem é cheia de verdades, mas prá quem tem ciúmes é tão difícil segui-la!. A questão do ciúmes não é tão simples, pq sem ciúmes de tudo não tem graça o relacionamento, e normalmente não existe meio termo, não existe mais ou menos é ou não é ciumento.Falo por experiência própria. O que acontece é a pessoa não te deixar perceber que é ciumento, e o comportamento dela acaba ficando estranho, é complicado. De qualquer forma acho que um pouco de ciumes aquece um pouco o casal, sendo moderado claro!. Seu texto é muito bom prá ser refletido, prá refrescar a memória dos exagerados rsrs. bjo e sucesso.

    ResponderExcluir
  5. O TEMA CIUMES É IMPORTANTE

    A biblia diz:
    O verdadeiro amor nao é ciumento.
    nao se gaba .
    Mas acredita e suporta todas as coisas.
    Nao fica encolerizado.
    O verdadeiro amor nunca falha .1Corintios13:1-4 leia e veja como é interessante.
    E meus parabens pela postagem !

    ResponderExcluir

Leio, logo critico!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...